Certificados

16/10/2009 17:41

EUROPA, QUALIDADE COMPROVADA MUNDIALMENTE

Detentores de mais de 40 prêmios de qualidade e reconhecimento do mercado, todos os purificadores Europa são certificados segundo os mais renomados organismos nacionais e internacionais de qualidade, estando comprovadamente entre as melhores opções para purificação de água disponíveis no mundo na atualidade.

Todos os purificadores Europa ostentam o Selo INMETRO/IFBQ – Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água, em conformidade com as normas NBR 14908:2004 (aparelhos por pressão, instalados na tubulação) e NBR 15176:2004 (aparelhos que agem por ação da gravidade, como o purificador portátil Jarra Europa) da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, com testes comprovados pelo IFBQ - Instituto Falcão Bauer da Qualidade.

O Europa é o fabricante do setor que certificou a maior quantidade de purificadores com o Selo INMETRO/IFBQ, e todos os purificadores Europa receberam a classificação máxima do INMETRO – C-I – com índice acima de 94% na redução do cloro no momento do consumo, cujo efeito cumulativo no organismo pode causar resultados adversos como enjôos, azia e gastrite, entre os mais comuns. A retenção de cloro influencia na obtenção de água pura e cristalina, comprovando a eficiência do carvão granulado ativado com prata coloidal utilizado nas câmaras dos purificadores Europa, elemento diretamente responsável pela adsorção de substâncias químicas e orgânicas.

Todos os modelos elétricos também apresentam a marca de conformidade compulsória INMETRO de segurança elétrica e qualidade construtiva dos materiais, conferida ao Europa pelo BVQI - Bureau Veritas Quality International, líder mundial em certificações de qualidade, presente em mais de 140 países e aprovado por 30 organismos de acreditação em todo o mundo, incluindo o INMETRO.

O Europa ainda obteve através do BVQI o Selo CE – Comunidade Européia - para os purificadores Noblesse, Summer Line e CTA Smart, certificação que comprova a segurança elétrica e a qualidade construtiva dos materiais segundo os rígidos padrões do Mercado Comum Europeu, certificação que será obtida gradativamente para toda a linha Europa.

A qualidade de fabricação dos mais de 40 produtos que compõem a linha Europa - entre purificadores de água, Filtros de Entrada, Sauna Residencial e acessórios - é certificada pela ISO 9001:2008, obtida pela Brasfilter, empresa do grupo que produz os purificadores Europa. A certificação tem reconhecimento mundial e foi

outorgada pela Rina, entidade italiana de renome internacional e desde 1861 envolvida em gestão da qualidade.


Os sistemas de purificação empregados pelo Grupo Europa são indicados para água previamente tratada e utilizam modernas tecnologias para o tratamento físico-químico e microbiológico da água, como o Hollow Fibre, fibra oca que não deixa passar bactérias por possuir mais de 400 bilhões de microporos com 0,3 mícron - número 250 vezes menor que o diâmetro de um fio de cabelo – sendo que a menor bactéria conhecida pelo homem, que possa contaminar a água, possui acima de 0,3 mícron; e UV Light System, que promove a desinfecção da água em turbilhonamento em câmara especial por ação de luz ultravioleta, que elimina as bactérias. Pela comprovação na eliminação de coliformes fecais, totais, protozoários e bactérias como o Vibrio cholerae, causadora do cólera, os purificadores Europa com os sistemas HF e UV Light System foram os primeiros do país a receber o Selo Eficiência Microbiológica com as marcas INMETRO/Inor.

Os sistemas HF e UV Light System complementam o processo SNTA – Sistema Natural de Tratamento de Água, presente em todos os purificadores Europa, que utiliza substâncias naturais como quartzo, dolomita e carvão ativado com prata coloidal no tratamento e purificação da água, eliminando odores, sabores desagradáveis e reduzindo quase na totalidade os níveis de cloro no momento do consumo. Pelas características de tratamento, os purificadores Europa ainda enriquecem a água com cálcio e magnésio, combinados ou separados.

Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água – NBR 14908:2004
Composto por três blocos, o Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água – NBR 14908:2004 – é específico para os aparelhos por pressão, sendo facilmente identificado pelo logotipo do INMETRO e, no caso do Europa, do IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade, responsável pelo processo de certificação. Na parte inferior do selo, há a inscrição "Os ensaios foram realizados de acordo com a NBR 14908:2004", que regulamenta os aparelhos por pressão segundo a ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

No primeiro bloco estão o modelo, código, fabricante e marca do produto. No segundo, Ensaios Obrigatórios,

apresenta os ensaios Pressão Hidrostática; Fadiga; Controle de Nível Microbiológico; e Determinação de Extraíveis.

O terceiro bloco, Ensaios Classificatórios, é precedido pela inscrição Verificação de Eficiência, reunindo os ensaios Retenção de Partículas; Redução de Cloro Livre; e Eficiência Bacteriológica, onde o consumidor terá informações específicas sobre as características do produto quanto ao tratamento físico-químico e bacteriológico da água.


Pressão Hidrostática: verificação da suportabilidade aos esforços da rede hidráulica. Os aparelhos são submetidos a pressões de 6 kgf/cm2 (ponto de uso) ou 7,5 kgf/cm2 (ponto de entrada) durante 15 minutos, devendo manter a integridade estrutural e não apresentar vazamento.

Fadiga: verificação de resistência a esforços hidráulicos decorrentes da utilização durante a vida útil declarada do produto. No caso dos aparelhos para ponto de uso (ex.: purificadores por pressão Europa), o produto é submetido a 10.000 ciclos de pressão de 2 kgf/cm2. Nos aparelhos para pontos de entrada (ex.: Filtro de Entrada Europa FE 600), as exigências são superiores, 100.000 ciclos a 7,5 kgf/cm2. Em ambos os casos, o produto deve manter a integridade estrutural e não apresentar vazamento.

Controle do Nível Microbiológico: comprova a ausência de crescimento de microorganismos no interior do aparelho, principalmente quando se encontra em repouso.
Determinação de Extraíveis: detecta se substâncias provenientes dos materiais constitutivos do aparelho, as quais eventualmente tenham sido incorporadas à água quando em contato com o produto, estão em padrões permitidos pela legislação. No total são analisados 23 itens, segundo a Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde.

Retenção de Partículas: capacidade de reter sólidos, classificada nos níveis P-I (> ou = 0,5 a < 1); P-II (> ou = 1 a < 5 ); P-III (> ou = 5 a <15 ); P-IV (> ou = 15 a < 30); P-V (> ou = 30 a < 50); e P-VI (> ou = 50 a < 80). Um mícron (plural micra) corresponde a um milésimo de milímetro.

Redução de Cloro Livre: capacidade de reduzir o cloro no final da vida útil do produto. A quantidade de cloro no envelhecimento para o teste é de 20mg/l, aproximadamente duas vezes maior que a utilizada na rede. Classificação: C-I (acima de 75%); C-II (74,9 a 50%); e C-III (49,9 a 25%).

Eficiência Bacteriológica: retém, reduz ou elimina bactérias em padrões específicos. Classificação: “Aprovado” ou “traço” para os que não realizam a função.

Selo INMETRO/IFBQ - Certificação Aparelhos Para Melhoria da Água – NBR 15176:2004.
Tem por base a norma NBR 15176:2004, específica aos aparelhos por gravidade, como o Purificador Portátil - Jarra Europa. O selo é similar ao existente para os aparelhos por pressão, excetuando nos ensaios obrigatórios os testes Pressão Hidrostática e Fadiga, que não se aplicam aos aparelhos por gravidade.

Composto por três blocos, o selo é identificado pelo logotipo do INMETRO e, no caso do Europa, do IFBQ – Instituto Falcão Bauer da Qualidade, responsável pelo processo de certificação. Na parte inferior do selo, há a inscrição "Os ensaios foram realizados de acordo com a NBR 15176:2004".

 

No primeiro bloco estão o modelo, código, fabricante e marca do produto. No segundo, Ensaios Obrigatórios, apresenta os ensaios Controle de Nível Microbiológico; e Determinação de Extraíveis. O terceiro bloco, Ensaios Classificatórios, é precedido pela inscrição Verificação de Eficiência, reunindo os ensaios Retenção de Partículas; Redução de Cloro Livre; e Eficiência Bacteriológica, onde o consumidor terá informações específicas sobre as características do produto.

Controle do Nível Microbiológico: comprova a ausência de crescimento de microorganismos no interior do aparelho, principalmente quando se encontra em repouso.
Determinação de Extraíveis: detecta se substâncias provenientes dos materiais constitutivos do aparelho, as quais eventualmente tenham sido incorporadas à água quando em contato com o produto, estão em padrões permitidos pela legislação. No total são analisados 23 itens, segundo a Portaria 1469/2000 do Ministério da Saúde.

Retenção de Partículas: verifica a eficiência do aparelho na remoção de partículas sólidas presentes na água, mensuradas em mícron. Classificação: níveis P-I (≥0,5 a <1); P-II (≥1 a <5); P-III (≥5 a <15); P-IV (≥15 a <30); P-V (≥30 a <50); e P-VI (≥50 a <80).
Redução de Cloro Livre: avalia a eficiência do aparelho na remoção do cloro livre adicionado à água, mensurado no final da vida útil do produto. Classificação: C-I (acima de 75%); C-II (74,9 a 50%); e C-III (49,9 a 25%).
Eficiência bacteriológica: determina a capacidade ou não do aparelho reter, reduzir ou eliminar o teor de contaminação por microorganismos, em pelo menos 100 vezes. Os produtos em conformidade recebem a classificação Aprovado, sendo o espaço preenchido com um traço para os que não realizam a função.


Marca de conformidade INMETRO – Segurança Elétrica e Qualidade Construtiva dos Materiais
Desde 1º de agosto de 2004, passou a ser obrigatório para fabricantes de equipamentos de tratamento de água para consumo humano, a certificação e uso do Selo INMETRO de conformidade com a norma NBR NM IEC 335-1:1998 para bebedouros e equipamentos de fornecimento de água potável com sistema elétrico incorporado, definição que inclui também purificadores de água, ozonizadores e filtros com acionamento elétrico.

A NBR NM IEC 335-1:1998 especifica os requisitos mínimos necessários à segurança elétrica e qualidade construtiva dos materiais empregados nos aparelhos, que não podem ser fabricados sem a certificação compulsória, conforme a Portaria 191 do INMETRO, publicada no Diário Oficial da União em 16 de dezembro de 2003.

O selo de conformidade traz a marca INMETRO e, no caso do Europa, do BVQI – Bureau Veritas Quality International - organismo certificador credenciado, devendo ser aplicado no produto e na embalagem. Todos os produtos Europa com sistema elétrico Europa atendem à determinação do INMETRO. A fiscalização da lei é realizada pelo IPEM – Instituto de Pesos e Medidas – através de seus escritórios regionais.

Selo CE – Comunidade Européia

O Selo CE – Comunidade Européia - garante o livre trânsito e comercialização dos produtos Europa no mercado comum europeu. Identificado pelas letras “C” e “E”, foi obtido inicialmente para os purificadores da linha Noblesse, devendo estar presente em breve nos outros modelos Europa com sistema elétrico incorporado.

O Selo CE obtido pelo Europa atesta a conformidade com as rigorosas exigências européias de segurança elétrica e qualidade construtiva de materiais, com base nas normas IEC-60335-1:2001, IEC-60335-2-75:2002 e IEC/CISPR 14-1:2000. Os testes foram realizados pelo BVQI – Bureau Veritas Quality International.


Todas as melhorias implementadas nos aparelhos com o Selo CE, segundo as exigências do mercado europeu, foram implantadas também nos produtos Europa comercializados no Brasil, resultando num maior ganho em qualidade e segurança para o consumidor nacional.
 

Pesquisar no site

Contato

PURIFICADORES EUROPA Vinhedo Av. Brasil, 500 - loja 2
Jardim Brasil
Vinhedo - SP
CEP 13280-000
(19) 3886-4466